quinta-feira, 3 de março de 2011

It's only rock'n'roll, but I like it!

The Clonning Stones
(Gates Pub, junho de 2007)

Rock'n'roll desde criancinha

Gooya, Fred e eu
(outubro de 1985)

Que tal um passeio no shopping?


Os Banhos


Manual de rock em português



É com esse disco "Fruto Proibido", de 1975, que Rita alcança a consagração nacional, com vários sucessos como "Agora só falta você", "Esse tal de roque enrow" e especialmente "Ovelha negra".

Fruto Proibido torna-se uma espécie de manual para se fazer rock em português.

Araçá tropicalista de Caetano em 1973

Araçá Azul é um álbum de Caetano Veloso, editado em 1972 pela Polygram. Tem conteúdo experimental, e por isso teve um grande número de devoluções, sendo retirado de catálogo e relançado em 1987.

Caetano relata ter feito o disco sozinho num estúdio. Pode-se destacar a faixa "De Conversa", que não tem música nem letra, tratando-se de uma superposição de vozes e grunhidos, com sugestão de música.

"Lançado no Brasil em 1973, o LP Araçá Azul é considerado a mais radical experiência tropicalista já realizada. Ela é obra do cantor e compositor baiano Caetano Veloso, um dos maiores e mais fecundos pensadores da cultura brasileira, que na época do lançamento deste LP já gozava de enorme prestígio junto ao público local, principalmente devido ao enorme sucesso da canção “Alegria, alegria”.

Este disco é o primeiro a ser lançado depois do retorno do exílio do compositor em Londres imposto pela ditadura militar. Essa combinação de fatores faz do Araçá Azul uma obra sui generis na história da música popular. No entanto, não havia até agora nenhum estudo concentrado neste LP. O objetivo desta dissertação é analisar minuciosamente todos os elementos presentes no álbum, não só as canções e faixas experimentais mas também todo o projeto visual, que inclui capa, contracapa e encartes, evidenciando assim as estratégias utilizadas para a construção do sentido na obra.

O método descritivo escolhido foi a teoria semiótica, iniciada por Greimas e ampliada por Fontanille e Zilberberg, e seu desdobramento no campo da canção popular na acepção de Luiz Tatit. Além de resgatar um importante acontecimento na história da música brasileira, este trabalho também contribui para a discussão do modelo descritivo adotado, apontando suas limitações atuais e sugerindo novas frentes de pesquisa para a ampliação de seu horizonte teórico."(1)

(1)
Dissertação de MestradoDocumentoDissertação de Mestrado
AutorDietrich, Peter (Catálogo USP)
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Área do ConhecimentoSemiótica e Lingüística Geral
Data de Defesa - 2003-10-16

Linha Corcel 73

Apesar de todas as vantagens que o Corcel oferecia, depois de algum tempo começou a se registrar um declínio acentuado em suas vendas, principalmente pelo desgaste prematuro dos pneus dianteiros e pela dificuldade de alinhamento do sistema de direção.

Em julho de 1970, Joseph O’Neil assumiu a direção da Ford brasileira e determinou imediatos estudos para a correção dos problemas desse modelo, identificados pelos engenheiros da fábrica como regulagem defeituosa e complicada da suspensão dianteira. O’Neil autorizou que se trocasse gratuitamente o conjunto de peças de suspensão dianteira dos carros já vendidos. A iniciativa, que visava à recuperação da imagem do Corcel, deu resultado positivo e, a partir de 1971, o carro transformou-se novamente no maior sucesso de venda da Ford brasileira.

Em julho de 1972, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de veículos fabricados no Brasil. Desse número faziam parte também os modelos Corcel Cupê e GT (lançado em 1969 e o Ford Belina, um utilitário da linha Corcel com ampla porta traseira, lançado a 3 de março de 1970).

Fonte: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_nacionais_ford.htm

O fenômeno de 1975

Na loucura dos anos 70, Tim Maia conhece a seita da cultura racional e se torna abstêmio de qualquer tipo de bebida, ou de drogas. Inspirado no tema da Cultura Racional ele grava o disco “Racional”, o melhor LP de sua carreira. Sua voz grave e bem afinada está na melhor forma. Obra-Prima do Funk & Soul.

Uma grande referência, o LP de Raul de 1973

Seu título faz referência a um grito de guerra do personagem Tarzan, conhecido à época nas revistas em quadrinhos da EBAL, e que significa "Cuidado, aí vem o inimigo".

O álbum possui alguns dos grandes sucessos do músico como "Mosca Na Sopa", "Metamorfose Ambulante", "Al Capone" e "Ouro de Tolo". Foi o primeiro álbum de Raul em parceria com o escritor Paulo Coelho, parceria esta que rendeu, além do enigmático disco, apresentações teatrais e a divulgação da Sociedade Alternativa, feita com a distribuição de gibis criados por Seixas e Coelho em plena ditadura militar.

Mais uma pérola de 1973

Em 1973, Luiz Carlos se lançou em carreira solo com "Pérola Negra", disco de belas e originais melodias próprias. A capa mostrava o músico em estado de choque em meio a uma feijoada, uma verdadeira Pérola Negra.

"Estácio, Holly Estácio" e "Estácio, Eu e Você" são duas suaves baladas escritas em homenagem ao bairro de Melodia. Calmas, aconchegantes e belas, se destacam (aliás, o disco inteiro se destaca dos demais já produzidos até então) pelo timbre e pelo tom da voz do cantor. Sem falar que das letras...

A faixa-título é uma canção amorosa em tom sofredor regada por metais finos e agradáveis, em não-tão-contraste com o bilhete suicida "Farrapo Humano" e com o roquenrou agitado "Pra Aquietar".