quinta-feira, 3 de março de 2011

Araçá tropicalista de Caetano em 1973

Araçá Azul é um álbum de Caetano Veloso, editado em 1972 pela Polygram. Tem conteúdo experimental, e por isso teve um grande número de devoluções, sendo retirado de catálogo e relançado em 1987.

Caetano relata ter feito o disco sozinho num estúdio. Pode-se destacar a faixa "De Conversa", que não tem música nem letra, tratando-se de uma superposição de vozes e grunhidos, com sugestão de música.

"Lançado no Brasil em 1973, o LP Araçá Azul é considerado a mais radical experiência tropicalista já realizada. Ela é obra do cantor e compositor baiano Caetano Veloso, um dos maiores e mais fecundos pensadores da cultura brasileira, que na época do lançamento deste LP já gozava de enorme prestígio junto ao público local, principalmente devido ao enorme sucesso da canção “Alegria, alegria”.

Este disco é o primeiro a ser lançado depois do retorno do exílio do compositor em Londres imposto pela ditadura militar. Essa combinação de fatores faz do Araçá Azul uma obra sui generis na história da música popular. No entanto, não havia até agora nenhum estudo concentrado neste LP. O objetivo desta dissertação é analisar minuciosamente todos os elementos presentes no álbum, não só as canções e faixas experimentais mas também todo o projeto visual, que inclui capa, contracapa e encartes, evidenciando assim as estratégias utilizadas para a construção do sentido na obra.

O método descritivo escolhido foi a teoria semiótica, iniciada por Greimas e ampliada por Fontanille e Zilberberg, e seu desdobramento no campo da canção popular na acepção de Luiz Tatit. Além de resgatar um importante acontecimento na história da música brasileira, este trabalho também contribui para a discussão do modelo descritivo adotado, apontando suas limitações atuais e sugerindo novas frentes de pesquisa para a ampliação de seu horizonte teórico."(1)

(1)
Dissertação de MestradoDocumentoDissertação de Mestrado
AutorDietrich, Peter (Catálogo USP)
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Área do ConhecimentoSemiótica e Lingüística Geral
Data de Defesa - 2003-10-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário