As diferentes eras que a humanidade transcendeu valores foram acompanhadas por importantes fenômenos cósmicos. Assim, conforme a Lei de Thelema, associou-se cada Aeon, cada período, a uma divindade egípcia: o primeiro Aeon foi da deusa Ísis, que representou a dominação e o poder da maternidade, o segundo de Osíris, marcado pelo patriarcado, pelo sacrifício do homem, e o terceiro, o novo Aeon, que pertence ao deus Hórus, deus da sabedoria e da verdade. Esse tempo já começou.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
A guitarra de Hendrix
Jimi Hendrix não foi simplesmente um músico excepcional. Autodidata, canhoto, tocava uma guitarra Fender Stratocaster para destros, com as cordas invertidas (revolucionou a maneira de tocar) desenvolveu o uso da alavanca e principalmente dos pedais conhecidos como wha-wha (sons manipulados automaticamente através de combinações de efeitos). Mais que isso, mostrou ao mundo novas possibilidades sonoras e ideológicas, sobretudo em suas letras. Revelou a insatisfação de uma geração que plantou o flower power nos anos sessenta influênciada pelo movimento beat dos anos cinquenta. Pregou principalmente a liberdade, a liberdade de esolha, a liberdade de criar, divulgar, falar, sentir... Sentir novas emoções e procurar novas experiências. Conhecer, confrontar e romper velhos paradígmas.
Mingus, Mingus, Mingus...
Charles Mingus Jr. é o mais influente contrabaixista do jazz moderno. Nascido numa base militar em Nogale, Arizona, cresceu em Los Angeles. Seu talento logo foi percebido, e Mingus trocou nos anos 40 em vários grupos. Nos anos 50 tocou com uma constelação de grandes músicos a quem admirava muito. Durante a década de 60, porém, problemas psicológicos e dificuldades financeiras fizeram a carreira de Mingus entrar em parafuso (não sem antes gravar mais uma de suas obras-primas, The Black Saint and The Sinner Lady, e também um disco solo como pianista, Mingus Plays Piano). As coisas só iriam melhorar, na vida profissional e pessoal, a partir de 1971, com o recebimento de uma bolsa de composição da fundação Guggenheim e a venda das matrizes do selo Debut para a Fantasy. Em 1977 foi diagnosticada em Mingus uma esclerose lateral amiotrófica, e em 1978, realizou-se um concerto em sua homenagem na Casa Branca, Mingus compareceu numa cadeira de rodas. O fim viria no ano seguinte depois de uma série desesperada de tentativas de cura usando diversos tipos de medicina não-convencional. Depois de sua morte seu prestígio cresceu ainda mais levando seu legado adiante.
Assinar:
Postagens (Atom)