30 de abril de 1912 - NASCE O AMÉRICA FUTEBOL CLUBE
O Clube foi fundado por garotos da elite minera, em sua quase totalidade estudantes do "Gymnasium Anglo-Mineiro", onde as aulas eram dadas em inglês, por professores norte-americanos na maioria.
O nome do clube foi escolhido por sorteio. Entre os nomes estava "América Foot-ball Club", em homenagem aos Estados Unidos da América, dos quais os meninos eram fãs, pelas histórias contadas por seus professores, apesar de vários deles, inclusive Afonso Silviano Brandão (sobrinho do "presidente" de Minas Gerais, Bueno Brandão - os Estados possuíam presidentes e não governadores na época) serem torcedores do América FBC do Rio de Janeiro.
O clube foi fundado em 30 de abril de 1912, mas o time de futebol já havia sido criado um ano antes na mesma data. Mas esse time, que não tinha nome, teve que ser desfeito por causa dos estudos intensos do segundo semestre, tendo durado pouco menos de seis meses. Porém, os garotos se reuniram novamente e decidiram recriar o clube na mesma data, um ano depois.
O clube foi fundado por crianças de 13/14 anos e disputava jogos com garotos da mesma faixa etária. Em setembro 1913, o Minas Geraes, clube fundado na mesma data se extinguiu, e o presidente de honra dos dois clubes, que era o Prefeito de Belo Horizonte resolveu ceder para o América o Patrimônio do Minas Geraes: um campo de futebol, com suas traves. Na mesma época, devido a uma desinteligência acontecida no Atlético Mineiro, todos os seus presidentes até aquela data, e três de seus fundadores, além de meio time se afastaram, e pediram sua inscrição no América.
Os meninos que torciam por aqueles atletas fizeram uma reunião para que os estatutos fossem mudados. Houve discordância e vários dos fundadores americanos saíram, mas o clube se tornou time de adultos, somando os atletas de Atlético e Minas Geraes, e os meninos americanos formaram o segundo time. Em homenagem aos seus novos membros, o América decidiu substituir os calções brancos por calções negros, tornando-se tricolor desde 1913.
1916 a 1925 - DECACAMPEONATO
Fizeram parte da conquista do decacampeonato, naquela época, Geraldino de Carvalho - primeiro negro a fundar e a jogar em um time de futebol no Brasil; o político Otacílio Negrão de Lima e os médicos Mário Pena e Lucas Machado (fundador do Hospital São Lucas).
Quatro anos depois de ser concebido, o AMÉRICA começa a escrever sua história no futebol mundial. O time que vestia as mesmas cores de hoje - o verde, branco e preto - iniciou a maior série de títulos conquistados consecutivamente por um time em todo o planeta.
1933 - PROFISSONALIZAÇÃO
Neste ano, foi oficializado o profissionalismo no AMÉRICA, até então, toda prática esportiva era amadora. O clube protesta contra a implantação do profissionalismo e muda as cores de sua camisa para vermelho e branco, situação que perdurou por dez anos.
1943 a 1948 - RETOMADA DAS CORES DO DECA
A partir do ano de 1943, o América aceita o profissionalismo, retoma as cores que marcaram o decacampeonato e recomeça a investir no patrimônio do clube.
Em 1948, conclui as obras de seu novo estádio - OTACÍLIO NEGRÃO DE LIMA - período marcado por grandes conquistas como o Campeonato Mineiro de 1.948, o Estádio da Alameda e o Torneio Quadrangular, que reunia o Vasco da Gama, campeão sul-americano daquele ano; o São Paulo, campeão paulista, e o Atlético, campeão mineiro de 47.
1957 a 1971 - TRÍPLICE COROA
Em 1957, o América conquista a tríplice coroa ao ganhar os títulos juvenil, aspirante e profissional. Em 1971, destaca-se pela conquista do Campeonato Estadual de forma invicta.
Década de 90 - CAMPEÃO BRASILEIRO (Série B)
Em 1993, o AMÉRICA conquista mais um título estadual, porém, o grande destaque desta década é a conquista do Campeonato Brasileiro (Série B), que possibilita ao AMÉRICA o seu retorno à divisão principal do futebol brasileiro.
2000 a 2005 - COPA SUL-MINAS
Em 2000, o AMÉRICA conquista o título da primeira Copa Sul-Minas. Nos anos 2000, ainda é destaque o Campeonato Mineiro e a Taça MG conquistados, respectivamente, em 2001 e 2005.
2006 a 2008 – CAMPEÃO MINEIRO (Módulo II)
Em um dos seus piores momentos no futebol, o América, único time que havia disputado todas as edições do Campeonato Mineiro, cai para o Módulo II do Estadual, em 2007. No ano seguinte, deu a volta por cima e conquista o título do Campeonato Mineiro Módulo II, voltando à elite do futebol estadual.
2009 – CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE C – Com uma nova diretoria, o América disputa a Série C do Brasileirão e conquista o título do campeonato. O ano de 2009 marca o início da ascensão alviverde à elite do futebol.
2010 – SÉRIE B – A última participação alviverde na Série B havia sido em 2004, quando o Coelho ocupou o 21º lugar na tabela de classificação.
Fonte: http://www.americamineiro.com.br/clube_historia.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário