terça-feira, 18 de novembro de 2014

Previsão do tempo: Chuva de meteoros

O fenômeno passa a ser mais visível a partir das 2h30 (pelo horário de Brasília) da madrugada desta terça-feira, emanando da constelação de Leão (daí o nome).

“Esta chuva não será muito intensa”, informa Gabriel Hickel, astrônomo da Universidade Federal de Itajubá (MG). “Para o máximo, entre as 3h e 05h30 do dia 18, as regiões Norte e Nordeste do país devem esperar cerca de 6 a 10 meteoros por hora. As regiões Centro-Oeste e Sudeste deverão ver entre 4 e 7 meteoros por hora. Já a Sul deve esperar taxas de 3 a 5 meteoros por hora.”
 
E a boa notícia: a Lua minguante deve interferir pouco na observação. O fenômeno acontece quando a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada pelo cometa 55P/Temple-Tuttle. Ou seja, é a poeira do astro, entrando em alta velocidade na atmosfera, que produz as chamadas estrelas cadentes. Como faz já 15 anos desde a última passagem do cometa por essas redondezas, a quantidade de fragmentos presentes é menor, e por isso a chuva deve ser menos espetacular do que em anos anteriores. Mas os meteoros são marcados por seu brilho intenso, de forma que vale ficar de olho.

Desnecessário dizer que o fenômeno não apresenta nenhum perigo e é absolutamente democrático: dispensa o uso de qualquer instrumento óptico. “Você só precisa dos seus olhos, uma cadeira de praia e motivação”, diz Hickel. “Não há região específica do céu a olhar. O ideal é procurar um lugar escuro, longe da poluição luminosa das grandes cidades, com o horizonte livre (sem edificações, árvores ou morros próximos) e deitar-se em uma cadeira de praia, de modo a ver o máximo de céu possível. Tenha paciência e não espere um show pirotécnico. Observe por pelo menos 1 hora para ver um número razoável de meteoros.”


http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

2014 UR116: o asteroide tem 370 metros de diâmetro e não deve colidir com a Terra nos próximos dois anos



Por meio de imagens do espaço feitas pela rede de telescópios robóticos Máster, astrônomos russos identificaram um asteroide que pode colidir com a Terra no futuro. O astro foi nomeado 2014 UR116.
 
Os pesquisadores não souberam dizer quando o asteroide vai passar perto da Terra. Entretanto, eles garantiram que isso não acontecerá nos próximos dois anos. Além disso, mudanças de rota podem fazer com que o astro não se choque contra o nosso planeta.
 
De acordo com os especialistas, o asteroide tem 370 metros de diâmetro. Ele é 20 vezes maior que o Chelyabinsk, meteorito que atingiu a Sibéria em fevereiro de 2013. A NASA classificou o 2014 UR116 como asteroide potencialmente perigoso.
 
Nessa categoria, a agência espacial americana enquadra todos os asteroides com mais de 150 metros de diâmetro que possam passar a menos de 20 mil quilômetros da Terra. Segundo a NASA, esses asteroides poderiam causar devastação regional sem precedentes ou grandes tsunamis caso colidissem com o planeta.
 
No começo de 2013, cerca de 1.400 asteroides estavam classificados pela NASA como PHA. Entretanto, para a agência espacial americana, nenhum deles representava uma ameaça preocupante para a Terra nos próximos 100 anos.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/astronomos-descobrem-asteroide-que-pode-colidir-com-a-terra

O retorno


Depois de muito tempo estou de volta, perdi e ganhei muita coisa nesse ínterim. Desde a última postagem até hoje se passaram quase um ano e três meses, de lá para cá amadureci valores na marra.
Meus filhos cresceram hoje Francisco tem sete e Júlio conta com quase três anos de idade. Estudam e cumprem suas obrigações com muita alegria e leveza, herança da mãe, que além de muito profissional no que faz é portadora de uma inteligência insuperável.
Perdi minha amada mamãe dia 13 de março de 2014. Depois de quatro dias de luta no CTI do Hospital da Santa Casa de São João Del Rei, sucumbiu a uma embolia avassaladora que levou sua vida e não seu espírito, presente no meio de nós. Foram 42 anos de convívio e muito amor e 31 anos de convívio exclusivo, uma vez que papai morreu em 1981 e eu tinha apenas dez anos de idade.
Recentemente morreu meu amigo Leonardo Cazuza, mais uma página virada. Depois de 26 anos, ele partiu sem se despedir, cansou do jogo da vida, rasgou as cartas e se mandou.
Hoje, dia 14 de novembro de 2014, retomo uma das atividades que curto na vida, escrever. Poder expressar meus sentimentos, ainda que pra mim mesmo, sempre foi um barato sem precedentes, assim como na música, o estudo, a disciplina e dedicação exige tempo e prazer, do contrário nada disso seria possível.
Agradeço a você se leu meu texto, mais ainda se entendeu o que disse - é sinal que me conhece - mas fique a vontade a casa é sua, apareça quando puder. Reitero que este espaço é para debater temas relacionado ao nova era que já começou. Muita luz... viva o Novo Aeon!